Caros amigos e visitantes,

Se vocês chegaram a este blog diretamente, por meio do Google ou outras fontes, convido-os a conhecer um pouco sobre o meu trabalho no meu blog http://adestramento-rio.blogspot.com e explorá-lo para, espero, encontrar informações sobre cães, que possam ser úteis para vocês e até um novo amigo na nossa página de cães para adoção. Porém, se vocês chegaram aqui por meio do meu site www.adestramento-rio.com.br , vocês já tiveram a chance de ter quase todas essas informações lá, com exceção deste Guia de Raças e atualizações mais frequentes de cães para adoção e fotos dos meus clientes peludos.

Sejam bem-vindos,

Reginaldo Ribeiro.

Introdução


Este Guia de Raças tem por objetivo ajudar-lhe a escolher um cão pelas características que sejam afins com sua personalidade, condições e modo de vida, na hora da compra ou adoção, ou a conhecer melhor o que já é seu amigo. Tenha em mente, porém, que estas informações são características gerais das raças, mas o que determina o comportamento de um cão seja ele um cão de raça puro ou um SRD (vira-latas), é a combinação entre raça, linhagem (a sua herança genética), interação com o meio (sua experiência de vida) e a educação que recebe.

Os cães costumam ser classificados em grupos,de acordo com as funções para as quais foram originalmente desenvolvidos ou em diferentes grupos, de acordo com diferentes entidades cinológicas. Neste blog, que pretende apenas fornecer informações básicas, usaremos a classificação de acordo com a função, conforme descrito pela Associação Cinológica do Brasil (ACB), mas também os dividiremos em grupos de acordo com a classificação da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), que lista um número muito maior de raças.

Como esta página está em construção, as raças serão incluídas progressivamente, assim como as informações sobre as listadas segundo a classificação por grupos descrita pela ACB. As raças também poderão ser encontradas, em ordem alfabética, na lateral do blog. Nesta página também incluímos algumas informações sobre os vira-latas, reconhecidos como raça e, assim denominados SRD (Sem Raça Definida) que, mesmo sem pedigree, são capazes de extrema dedicação e amor ao dono ou a quem, mesmo sem sê-lo, é capaz de lhes oferecer um pouco de carinho.