Caros amigos e visitantes,

Se vocês chegaram a este blog diretamente, por meio do Google ou outras fontes, convido-os a conhecer um pouco sobre o meu trabalho no meu blog http://adestramento-rio.blogspot.com e explorá-lo para, espero, encontrar informações sobre cães, que possam ser úteis para vocês e até um novo amigo na nossa página de cães para adoção. Porém, se vocês chegaram aqui por meio do meu site www.adestramento-rio.com.br , vocês já tiveram a chance de ter quase todas essas informações lá, com exceção deste Guia de Raças e atualizações mais frequentes de cães para adoção e fotos dos meus clientes peludos.

Sejam bem-vindos,

Reginaldo Ribeiro.

SRD (Sem Raça Definida) ou Vira-latas

















A história dos vira-latas brasileiros está diretamente relacionada à chegada dos portugueses ao litoral brasileiro. A expansão territorial dos tupis ainda não estava consolidada. As guerras entre tribos e aldeias eram permanentes e marcadas pela antropofagia. Mulheres e crianças eram as maiores vítimas.

A introdução do cachorro pelos portugueses, sobretudo pelas mãos dos jesuítas, inaugurou nova era de sono tranquilo para os índios brasileiros. Em caso de aproximação de guerreiros inimigos, de dia ou de noite, os cachorros davam sinal e até atacavam os potenciais agressores. O cachorro foi integrado nas tribos como o primeiro mamífero doméstico - e continua sendo o mais extraordinário deles, capaz de seguir os passos do indígena, obedecer a suas ordens e cumprir tarefas diversas. O sucesso reprodutivo dos cães garantiu rápida expansão de sua presença entre as tribos.

Ao contrário dos cães de raça, cuja seleção das características foi feita pelo homem, de acordo com seus interesses e necessidades, nos vira-latas as condições ambientais e as leis de Darwin selecionaram o melhor sucesso reprodutivo e adaptativo.

O vira-lata brasileiro é um cão autônomo, de grande inteligência e com enorme capacidade de conformação. Seus formato e tamanho são médios. Sua pelagem é curta e de cores ajustadas às condições ambientais, variando do negro ao bege-claro. Correm, nadam e têm todos os sentidos aguçados e bastante equilibrados.

Os SRD toleram e resistem a doenças e enfrentam sozinhos condições ambientais adversas nas quais outros cães não teriam nenhuma chance de sobrevivência. Oposto aos cachorros de raça, especialistas por natureza, o vira-lata é antes de tudo um generalista. Seu talento, seu conhecimento e seu interesse se estendem a vários "campos", não se confinando em nenhum setor, como seus parentes com pedigree. Ele está geneticamente equipado para lidar com diversas situações, impostas pela natureza ou pelos seres humanos.

Uma coleção de acasos e oportunidades deu origem e moldou o vira-lata brasileiro. Ele segue evoluindo enquanto, no caso dos cães de raça, o esforço dos seres humanos é garantir a não evolução, a manutenção das características da raça e sua imutabilidade.


Texto adaptado a partir de: